Receitas

Receita de Fondue

O frio mal chegou e já estamos pensando em comidas e bebidas que nos aqueçam das baixas temperaturas, e um dos maiores exemplos disso é o Fondue. Um prato versátil e elegante que conquistou o mundo. Mas você sabe a sua origem? Ou que existem três variações de fondue? E o mais importante, sabe como prepará-lo? Continue lendo o artigo para descobrir tudo sobre!

O que é fondue?

Fondue consiste em um recipiente com algum tipo de molho derretido no qual as pessoas mergulham determinados pedaços de comida com garfos longos. 
O fondue de queijo, provavelmente o tipo mais conhecido, é feito derretendo-se queijos como o Gruyère e o Emmental. O queijo derretido é mantido aquecido em um recipiente especial chamado caquelon, colocado sobre uma fonte de calor, geralmente uma chama de vela ou um fogareiro.
Além do fondue de queijo, também existem outras variações, como o fondue de carne, onde pedaços de carnes são mergulhados no óleo, ou grelhado em uma chapa e são acompanhados de molhos. E por fim, o fondue de chocolate, marshmallows, pedaços de bolo e frutas são mergulhados em chocolate derretido.
O fondue é geralmente uma refeição social, em que várias pessoas compartilham a mesma panela e interagem enquanto preparam e desfrutam da comida. É popular em muitos países ao redor do mundo e é uma opção comum em jantares ou eventos especiais.

Origem do prato

Apesar do seu nome ser francês e significar “derretido” e/ou “fundido”, a sua versão de queijo surgiu na Suíça durante a Segunda Guerra Mundial. 
Os camponeses que moravam nas regiões montanhosas estavam impossibilitados de ir até outras cidades buscar alimentos, tanto por causa da guerra quanto pelo extremo frio da época. Sendo assim, precisaram utilizar os produtos que tinham para não morrer de fome. E desde essa época, o país possui uma grande produção de queijo, portanto atualmente, é considerada o "país do queijo”. Com isso, os camponeses tiveram a ideia de derreter o queijo e mergulhar o pão nele, criando assim o Fondue. 
Eles também colocavam uma bebida alcoólica feita à base de cerejas chamada Kirsch, criando uma combinação suculenta, nutritiva e que os aquecia do intenso inverno. 
Já o Fondue doce surgiu em New York, nos Estados Unidos, durante o final da década de 50. Quando o chefe Conrad Egli, começou a servi-lo como uma sobremesa, substituindo o queijo por chocolate. Conquistando diversos paladares ao longo do planeta. 

Antes de irmos para a receita, uma curiosidade. Na Europa esse prato é chamado de “a Fondue” pois o seu nome francês vem de uma flexão feminina, sendo assim o chamamos de um jeito “errado”. 

Fondue de queijo

Ingredientes

  • 400 ml de creme de leite
  • 400 ml de requeijão tradicional 
  • 100 gramas de queijo prato fatiado
  • 100 gramas de queijo provolone fatiado
  • 250 gramas de queijo mussarela fatiado
  • Sal a gosto
  • Tempero a gosto 


Modo de preparo 
1. Em uma panela com fogo médio, adicione os 400ml de requeijão e mexa sem parar, até que ele amoleça e levante fervura. 
2. Depois disso, adicione os 400ml de creme de leite, o sal e o tempero a gosto.
3. Após levantar fervura, adicione aos poucos a mussarela, o queijo prato e o provolone e mexa bem. 
4. Agora é só servir em uma daquelas panelinhas de fondue que mantenha o creme aquecido, com os acompanhamentos de sua escolha. 

Lembrando que é possível trocar os queijos pelos que você tem preferência, como gorgonzola, gruyère, queijo cheddar entre outros. Caso tenha escolhido o parmesão, não o utilize em pedaços ou ralado, pois o mesmo não irá derreter. 

Sugestões de acompanhamento: pão italiano, carne vermelha, frango grelhado, costela, batata frita, linguiça, pão de alho, camarão grelhado e entre muitas outras. 

Fondue de chocolate

Ingredientes

  • 200ml de creme de leite
  • 200 gramas de chocolate ao leite picado
  • 100 gramas de chocolate meio amargo picado 


Modo de preparo 
1. Em uma panela com fogo médio, adicione o creme de leite, o chocolate ao leite e o meio amargo e mexa até formar uma mistura homogênea. 
2. Transfira o creme de chocolate para uma panela de fondue e agora é só servir com os acompanhamentos de sua escolha. 

Sugestões de acompanhamento: uva, morango, marshmallow, banana, maçã, brownie, abacaxi, manga, waffles, mini churros, bolo etc. 

Vinho para acompanhar o fondue

Fondue de queijo
O vinho branco ideal para acompanhar o fondue de queijo é aquele que possui frescor e uma textura encorpada, pois o queijo derretido é bastante pesado e um vinho leve seria ofuscado nessa combinação. Já que se trata de queijos semi-duros com um toque de doçura, como gruyère e emmental, a receita tende a apresentar um sabor adocicado. Optar por um vinho com uma leve presença de açúcar residual pode trazer uma sensação agradável ao conjunto.
Vinhos feitos a partir de uvas naturalmente mais adocicadas, como Riesling e Gewürztraminer, são ótimas opções. Vinhos que tenham passado por barricas de carvalho, especialmente aquelas de origem americana, também funcionam bem, pois apresentam notas doces e uma textura cremosa. Nesse sentido, a Chardonnay é uma escolha perfeita. Quanto aos vinhos espumantes, tanto o Brut quanto o Demi-Sec são adequados.
Caso você não queira abrir mão de um vinho tinto, uma boa opção é escolher um Pinot Noir

Fondue de chocolate 
Harmonizar vinhos com fondue de chocolate pode ser uma tarefa desafiadora, mas certamente gratificante. Para realçar os sabores doces e intensos do chocolate, opte por vinhos fortificados, como o Porto Tawny ou Porto Ruby, que apresentam notas de frutas secas e vermelhas que complementam perfeitamente o prato. Outra opção interessante é um vinho de sobremesa, como um espumante moscatel. 

Fondue de carne
Quando se trata de fondue de carne, uma ampla variedade de vinhos tintos pode ser utilizada para harmonizar com os diferentes tipos de carnes e molhos servidos. Para cortes mais magros, como filé mignon, um Pinot Noir ou Merlot oferece o equilíbrio perfeito entre acidez e taninos suaves. No caso de carnes mais gordurosas, como picanha ou alcatra, vinhos com maior corpo e taninos mais presentes, como um Malbec ou Cabernet Sauvignon, são a escolha ideal.

Conclusão

Em suma, desde a origem fascinante até as deliciosas receitas e harmonizações com vinhos, os leitores são levados a um passeio culinário que desperta sua curiosidade, aumenta o desejo de experimentar e os incentiva a agir. Agora é a hora de preparar o fondue, reunir seus entes queridos ao redor da mesa e criar memórias afetuosas enquanto desfruta dessa experiência gastronômica única. Aproveite e bom apetite!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *